quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nosso querido laboratório

Meu lugar preferido no colégio é o laboratório de Química Geral, afinal, é lá que nós, alunos do primeiro período, fazemos nossas "mágicas". rs
Logo na primeira vez que entrei no laboratório, eu adorei o ambiente. Sabe quando você sente que está no lugar certo, fazendo exatamente o que gostaria de fazer ? Então, essa foi a sensação que tive quando fiquei de pé em frente a minha bancada, na primeira aula.
Preciso confessar que nesse dia senti um pouco de nervoso, pois grande parte do material que utilizamos é de vidro, e eu não queria deixar que nada fosse quebrado ( sempre fui um pouco desastrada... rs). Mas com o tempo a gente vai pegando o costume, e fica mais fácil mexer no Erlenmeyer, no tubo de ensaio, na pipeta, etc (sempre tendo o máximo de cuidado possível).

As atividades são feitas em duplas, o que é muito bom, pois um aluno pode ajudar o outro, e dividir tarefas. Porém, é necessário lembrar que o laboratório pode ser um lugar perigoso, por isso temos que seguir algumas normas de segurança (e se você pretende estudar nessa instituição, é bom conhecê-las logo) : Use sempre o jaleco fechado, calça jeans, sapato fechado, óculos de proteção, e no caso de ter cabelo grande, deixe-o bem preso.
Acredite, se você não seguir alguma dessas normas, ficará no mínimo com um ouvido bem vermelho, de tanto que os professores vão reclamar. rs
Mas eles têm razão, afinal nós temos que aprender a fazer as práticas da maneira mais correta, em segurança e com postura, porque um dia seremos profissionais, e o mercado de trabalho vai exigir que tenhamos bastante disciplina.

Uma das razões que me fazem adorar estar no laboratório é que podemos colocar em prática o que antes só podíamos ler na teoria. As coisas começam a fazer muito mais sentindo quando você efetivamente trabalha com elas, fazendo misturas, reações, pesagens, aquecimentos, etc.
Tem uma frase que eu gosto muito, que é mais ou menos assim : "Se você me falar, eu posso esquecer; Se você me mostrar, eu posso me lembrar; Mas se você conseguir me envolver, com certeza vou entender."
Acho que é isso que acontece dentro do laboratório. Os alunos ficam tão envolvidos que de fato entendem o que estão fazendo, e aprendem muito mais.
Por esse motivo considero que prática de laboratório é melhor aula da semana !

Um comentário:

  1. Gnt, adorei a ideia de vcs de fazerem um blog sobre a vida lá no Cefeteq, ficou muito legal, vcs estão de parabéns!
    E realmente a aula prática é a mais legal de todas xD
    Boa Sorte pra todos no g2!

    ResponderExcluir